Israel somente conseguiu avançar na conquista da terra após ter passado po Jericó fazendo ruir suas muralhas.
Figuradamente, ninguem alcançará um progresso em sua jornada espiritual com a cabeça cheia de preconceitos. Sejam eles de cor, raça, cultura, religiosa, etc.
Os preconceitos são barreiras e bloqueios que impedem o avanço.
As setes voltas em torno das muralhas nos ensinam sobre os sete tipos ou espécies de preconceitos os quais devemos lutar para que as muralhas caiam.
São eles:
Os sete tipos de preconceito comumente reconhecidos abrangem diversas formas de discriminação que impactam a sociedade de diferentes maneiras. Cada um se baseia em características específicas que, de maneira injusta, levam à exclusão ou marginalização. Esses preconceitos incluem:
1. Preconceito Racial: Discriminação baseada na raça ou etnia de uma pessoa. Está relacionado a estereótipos e crenças sobre a superioridade ou inferioridade de diferentes grupos raciais.
2. Preconceito de Gênero: Refere-se à discriminação contra pessoas com base em seu gênero ou identidade de gênero. É muitas vezes associado ao machismo, sexismo e à marginalização de mulheres, pessoas trans e não-binárias.
3. Preconceito Religioso: Envolve a discriminação contra indivíduos com base em suas crenças religiosas, ou a falta delas. Manifesta-se como intolerância, perseguição ou marginalização de minorias religiosas.
4. Preconceito de Classe Social: Esse tipo de preconceito está relacionado à discriminação baseada na posição econômica de um indivíduo ou grupo, geralmente oprimindo aqueles de classes mais baixas ou exaltando as elites.
5. Preconceito por Orientação Sexual: Trata-se da discriminação contra pessoas com base em sua orientação sexual, como a homofobia, bifobia ou discriminação contra a comunidade LGBTQIA+.
6. Preconceito por Idade (Ageísmo): Refere-se à discriminação com base na idade de uma pessoa, frequentemente direcionada contra pessoas idosas ou, em alguns casos, contra pessoas jovens (juvenismo).
7. Preconceito por Deficiência: Envolve a discriminação contra pessoas com deficiência física, mental ou intelectual. Muitas vezes, baseia-se na ideia de que essas pessoas são incapazes ou menos valiosas.
Cada um desses tipos de preconceito contribui para a desigualdade social e pode se manifestar de forma isolada ou combinada, perpetuando injustiças estruturais em várias esferas da vida cotidiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu interesse por este assunto